Bicicletorama

O Bicicletorama é um jogo de corrida para 4 pessoas que usa a dualidade entre virtual e real para mostrar o conflito existente nas ruas entre bicicletas e automóveis.

Cada jogador controla a sua bicicletinha virtual enquanto pedala e guia uma bicicleta de verdade. Os objetos posicionados dentro da área de projeção determinarão os obstáculos da pista de corrida e cada jogador deve desviar dos obstáculos a fim de percorrer todo o traçado mais rapidamente.

A metodologia de desenvolvimento utilizada foi transparente e a participação no desenvolvimento do projeto foi aberta a colaboradores e apoiadores.

O projeto se propõe a gerar um espaço de discussão sobre o transporte urbano em torno da bicicleta, ele não só busca aproximar os problemas de forma inovadora como também criar um espaço fértil para novas soluções inovadoras emergirem.

Bicicletorama

166bea83d35551b3f7898774999f4923

Festival Circo Digital - 21 a 24 de Junho
Festival Circo Digital – 21 a 24 de Junho

Festival Circo Digital - 21 a 24 de Junho
Festival Circo Digital – 21 a 24 de Junho

Oi Kabum - 23 e 24 de Agosto
Oi Kabum – 23 e 24 de Agosto

Oi Kabum - 23 e 24 de Agosto
Oi Kabum – 23 e 24 de Agosto

Oi Kabum - 23 e 24 de Agosto
Oi Kabum – 23 e 24 de Agosto

Insert - 8 e 9 de Setembro
Insert – 8 e 9 de Setembro

Diagrama
Diagrama

O Bicicletorama foi desenvolvido em 2 meses por 5 amigos designers/programadores que atuam na área de novas mídias. O projeto é fruto de nossa vontade em expressar nossas ideias a respeito de cidadania e a liberdade criativa que tivemos no desenvolvimento do projeto se traduziu nas diferentes competências aplicadas em várias áreas.

Sustentabilidade

Como usuários do transporte urbano da cidade do Rio de Janeiro e também ciclistas que usam a bicicleta como transporte de casa para o trabalho, conhecemos bem a realidade carioca, a falta de ciclovias nos coloca na rua, por entre os carros onde nossa segurança não é favorecida.
O principal objetivo do Bicicletorama é gerar um espaço para fomentar o amadurecimento sobre o transporte urbano, que é traduzido nos debates descontraídos que acontecem ao redor da pista de corrida por meio do microfone disponibilizado ao público.

Design & Branding

Procuramos fazer um design viável, que não comprometesse a jogabilidade, e isso se traduziu no design minimalista inspirado nos clássicos do vídeo game. Um visual pixelado que responde em tempo real aos estímulos dos jogadores.
A marca e a identidade foram desenvolvidas num processo experimental e contou com o apoio de vários colaborades, todo processo aconteceu virtualmente e de forma transparente, e cada acerto na escolha de cores, tipografia, ilustração foram amadurecidas até tornarem-se um padrão na identidade do projeto.
Esse processo aberto foi necessário para viabilizar a capitação de recursos na compra das bicicletas, suportes e equipamentos tecnológicos que conseguimos graças ao site de crowdfunding Catarse. Nosso projeto teve o apoio de R$ 5.830,00 que foram doados por mais de 100 pessoas.
Criamos uma campanha no facebook bem humorada que viralizou na internet com um conteúdo original, trazendo as pessoas para o site do Catarse, e também levantou a discussão sobre o transporte urbano.

Tecnologia

O projeto é muito desafiante tecnologicamente e não sabiamos se ele seria viável até cada protótipo realizado.
A projeção é mapeada para encaixar com o que é visto pela câmera Miscrosoft Kinect que faz um escaneamento da topografia do chão que irá se tornar a pista de corrida.
As bicicletas reais são conectadas a um microprocessador Arduino que receberá de dois sensores a velocidade do giro da roda e a direção do guidão.
Tudo isso é conectado ao software desenvolvido em c++ usando o OpenFrameworks e a biblioteca de física o Box2D.
Agora que viabilizamos o Bicicletorama e tivemos um retorno muito gratificante das pessoas, queremos tornar o Bicicletorama um produto que possa ser facilmente transportado e montado em diversas cidades para levar o debate junto com a diversão que o projeto proporciona.
Tivemos a oportunidade de falar duas vezes em escolas públicas sobre o desenvolvimento do projeto, e estamos em busca de apoio pois queremos levar o projeto para outras cidades e colaborar com o sonho da bicicleta como uma alternativa sustentável ao automóvel.

Protótipo da Eletrônica na Bicicleta
Protótipo da Eletrônica na Bicicleta

Protótipo
Protótipo

Protótipo
Protótipo

Autores

AUTORES

(Dá esquerda para direita)

Tommy Lindestrom

https://www.facebook.com/tommy.lindestroem

Marlus Araujo

https://www.facebook.com/marlus.araujo

Mario Gesteira

https://www.facebook.com/amarocolas

Carlos de Oliveira Junior

https://www.facebook.com/carlos.oliveira.junior

Harrison Lima Mendonça

https://www.facebook.com/euharrison

Bicicletorama